Brinquedos Inesquecíveis - Espirograph & Espirotot

sábado, abril 18, 2015




Em 1965, o engenheiro britânico Denys Fisher apresentou na Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberg, o Spirograph, que consistia em um conjunto de réguas em forma de engrenagens que criavam desenhos baseados em matemática pura.
A fabricante americana de brinquedos Kenner compra os direitos de distribuição e fabricação nas Américas. O Spirograph ganha o prêmio de brinquedo do ano em 1967.

Spirograph original de 1965 criado por Denys Fisher

Naqueles psicodélicos anos 60, o brinquedo foi um sucesso entre crianças e adultos que criavam objetos decorativos e até cartões com desenhos coloridos criados na Spirograph.





O sucesso do brinquedo foi tanto que a Kenner lançou o Super Spirograph, no qual era possível criar desenhos gigantes e também o refil para Spirograph com papel e um manual com instruções para criar 70 novos desenhos.



Aqui no Brasil, a fabricante de brinquedos Estrela consegue o licenciamento para fabricar o brinquedo aqui no Brasil, que passou a se chamar Espirograph. Assim como o original, a caixa vinha com canetas e manual ensinando como fazer os desenhos. 


Mas o Spirograph era complexo demais para crianças muito pequenas, então a Kenner lançou o Spirotot, um brinquedo com um conjunto de réguas que se encaixavam dentro de um gabarito e era possível criar vários desenhos, voltado para crianças entre 3 a 7 anos.
Assim como o Spirograph, a Estrela também teve o licenciamento para fabricar aqui, o nome ficou como Espirotot
O Espirotot foi o meu 1º brinquedo que eu ganhei, eu tinha apenas 3 anos e me ficava horas desenhando com aquilo. 





Em 2013, a marca de brinquedos Kahootz nos Estados Unidos e a Goldfish, na Europa, relançam o Spirograph, ele ganha o prêmio de brinquedo do ano em 2014.

Você irá gostar também

0 comentários