De Volta à 1985

quinta-feira, julho 07, 2016


Pegue o seu lugar na nossa máquina do tempo e vamos reviver um pouco o que foi o anos de 1985. Eu tive o privilégio de viver esse ano, era apenas um adolescente de 13 anos. Foi realmente um ano muito bom em todos os sentidos.

O CRUZEIRO



Em 1985, o país passava por uma hiperinflação de 16% ao mês e 239% a anual. O dinheiro na época era o Cruzeiro, e tinha muitos zeros.








A NOVA REPÚBLICA





O Brasil vivia uma fase de otimismo, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral, pois não havia ainda as eleições diretas.
O momento político vivido no país naquela época foi denominada Nova República, pois findava se o período da ditadura militar.






Infelizmente o governo de Tancredo Neves durou pouco, pois ele acabou falecendo de infecção generalizada no dia 21 de Abril de 1985, coincidentemente o feriado de Tiradentes.


No seu lugar, acabou assumindo o vice, José Sarney.



ROCK IN RIO



De 11 a 20 de Janeiro de 1985, aconteceu o evento musical Rock in Rio, que chegou a ser comparado como "Woodstock dos Anos 80". O evento foi realizado pelo empresário Roberto Medina, teve bandas nacionais como Ney Matogrosso, Blitz,  Baby Consuelo & Pepeu Gomes, Kid Abelha, Lulu Santos, Barão Vermelho, Eduardo Dusek e outros. As bandas internacionais que se apresentaram temos Queen, Scorpions, AC/DC, James Taylor, The B´52, Nina Hagen, Whitesnake e outros.



Baby Consuelo canta grávida, ela deu a luz na época do festival


Scorpions canta o seu sucesso "Still Loving You"

O visual exótico e sessentinha da banda The B´52

Muitas listras na apresentação da Blitz

Show do Kid Abelha 

Queen emociona com a música "Love of my life"

Angus Young da banda AC/DC mostra a bunda durante o show
Lanchonetes do Rock in Rio
No Rock in Rio só se vendia a cerveja Malt 90, apelidada maldosamente de "Malt Nojenta"


Tinha um salão de cabeleireiros no evento com o patrocínio do gel para cabelos New Wave 

Souvenir do Rock in Rio 


ACONTECIMENTOS DE 85






A Microsoft lançava a primeira versão do sistema operacional Windows 







Em 28 de Janeiro de 85, 45 celebridades do mundo da música gravaram o single We Are The World, para arrecadar fundos para USA Africa, com a intenção de combater a fome e as doenças na África, especialmente na Etiópia. A música ficou semanas no top das paradas de sucesso. 


No dia 13 de Julho de 85, no estádio de Wembley, em Londres, foi realizado o concerto Live Aid, também com intenções filantrópicas de ajudar a África.





Em 1985, o Brasil lançava seu 1º satélite, o Brasilsat que trouxe melhorias na área de telecomunicações e as emissoras de TV também foram beneficiadas, pois a programação poderia ser vista de norte à sul do país.



ANÚNCIOS DE 85


















































































DECORAÇÃO 



A decoração de 85 apelava para o romantismo, mesmo nas casas mais moderninhas, tivemos a predominância forte dos tons pastéis nessa época, as estampas florais estavam em alta, os objetos de decoração tinham um toque artesanal, potes, vasos e abajures laqueados com inspiração oriental estavam também na moda. 
Plantas dentro de casa foi algo herdado dos anos 70 e que permaneceu um bom tempo na década de 80 também.
Móveis tubulares de metal e os de vime, junco e cana da índia estavam presentes nas residências. O matelassê reinou absoluto em 85, em colchas, almofadas, sofás e cortinas.
O conceito de móveis modulares também estava em alta.

















TELEVISÃO



1985 teve uma safra de boas e memoráveis novelas como A Gata Comeu, Roque Santeiro e Ti Ti Ti, para saber mais sobre elas, acesse o site Teledramaturgia, do meu amigo Nilson Xavier.



A MTV não havia chegado ao Brasil, mas a gente tinha o programa Clip Clip, apresentado pelos bonecos Muquirana Jones e Edgar Ganta. O programa exibia sempre 10 clipes musicais que estavam bombando na mídia no momento.



Nas manhãs da Rede Globo, o programa TV Mulher comemorava seus 5 anos, falando de assuntos de interesse feminino, como saúde, beleza, sexo e também entrevistas com celebridades.


Logo após o programa TV Mulher entrava no ar, o programa Balão Mágico, apresentado por Simony e Fofão.



A Rede Globo comemorava 20 anos nessa época.





Em 85, os seriados policiais e de ação estavam em alta na programação, vamos relembrar alguns deles que eram exibidos nessa época, alguns deles estavam iniciando e outros já estavam em outra temporada:


A Gata e o Rato - A trama girava em torno da glamurosa modelo Maddie Hayes (Cybill Shepherd) que perdia sua fortuna por causa de um golpe de seu empresário, sobrando apenas a quase falida agência de detetives Lua Azul, administrada pelo detetive irreverente David Addison (Bruce Willis), eles acabam trabalhando juntos, os atritos dos dois são constantes, mas no fundo, uma relação de amor e ódio. Os momentos engraçados ficavam por conta da atrapalhada secretária Agnes Topisto (Alice Beasley)



Profissão Perigo - A série de aventura e ação girava em torno do agente Angus MacGyver (Richard Dean Anderson) que fazia coisas incríveis com seu canivete suíço, gerando soluções com as coisas mais simples, como por exemplo, criar explosivos com chiclete.



Magnum - A bem sucedida série girava em torno do detetive Magnum (Tom Selleck) que é convidado para morar no paradisíaco Havaí, na mansão do famoso escritor Robin Masters, em troca de que ele faça a segurança do local.



Águia de Fogo - O seriado era sobre um sofisticado helicóptero militar supersônico pilotado por Stringfellow Hawke (Jan-Michael Vincent), que trabalhavam para "A Firma", uma divisão secreta da CIA. Seu companheiro de aventuras era o veterano Dominic Santini (Ernest Borgnine).



Duro na Queda -  A série tinha como protagonista Colt Seavers (Lee Majors) um dublê de cinema que caçava recompensas nas áreas vagas em sua caminhonete turbinada, na companhia de seu primo Howard Munson (Douglas Barr) e da sexy Jody Banks (Heather Thomas).  



Esquadrão Classe A - A trama era sobre quatro veteranos da Guerra do Vietnã que foram condenados por crimes que não cometeram, depois que conseguem fugir, começam a trabalhar como mercenários. O esquadrão era composto pelo Coronel John Hannibal Smith (George Peppard), Templeton Cara de Pau Peck (Dirk Benedict), H. M. Murdock (Dwight Schultz) e B. A. Baracus (Mr. T)


Retrato Falado - A série de espionagem sobre a espiã disfarçada de fotógrafa fashion, Dani Reynolds (Jennifer O´Neill) e do bonitão Mac Harper (Jon-Eric Hexum) que viajam pelo mundo cumprindo missões secretas. O ator Jon-Eric morreu durante a série, brincando com uma arma de festim, desconhecia o poder destrutivo da arma a curta distância e deu um tiro na cabeça, ele foi substituído pelo ator Antony Hamilton, que fazia o papel de Jack Striker.  




Super Máquina - A série sucesso do SBT, contava a história de Michael Knight (David Hasselhoff) e o super carro tecnológico com inteligência artificial.



Tiro Certo - Uma série policial sobre o Sargento Rick Hunter (Fred Dryer) e sua parceira Dee Dee McCall (Stefanie Kramer) combatendo o crime em Los Angeles.


O Homem que veio do céu - A trama gira em torno do anjo benfazejo Jonathan Smith (Michael Landon) e do ex-policial Mark Gordon (Victor French) que se unem para ajudar as pessoas. 



CINEMA

1985 também teve uma ótima safra cinematográfica, se você passasse pelo cinema, veria esses filmes em cartaz:

O polêmico Agnes de Deus

De Volta para o Futuro

A assustadora e tenebrosa animação da Disney, O Caldeirão Mágico

A distopia de Brazil - O Filme

Entrar no ritmo do Break com Breakdance

O teen movie Clube dos Cinco

Ursinhos Carinhosos

Coccon

O emocionante A Cor Púrpura 

Procusa-se Susan Desperadamente, marcando o debute de Madonna no cinema

O hilariante Férias Frustradas 

O cultuadíssimo Os Goonies 

A Joia do Nilo

As Minas do Rei Salomão, no melhor estilo Indiana Jones wannabe

A mágica aventura O Feitiço de Áquila

Mais um filme da série Mad Max

O romântico Entre Dois Amores

Mais um cômico filme da Loucademia de Polícia

A Rosa Púrpura do Cairo, mais um brilhante filme de Woody Allen

Mais um sanguinolento filme do Rambo

Outro filme assustador da Disney, Retorno à Oz

Mais um filme de porrada, Rocky IV

O natalino Santa Claus - A Verdadeira História de Papai Noel

A comédia romântica Admiradora Secreta

A origem de She-Ra no filme O Segredo da Espada, no Brasil, passou direto na TV

Mais ação com James Bond em 007 na Mira dos Assassinos

Outro teen movie, Mulher Nota 1000

Outro sucesso de Spielberg, O Enigma da Pirâmide

O debute de Johnny Depp no cinema no besteirol Férias do Barulho
Bang Bang em Silverado


MÚSICA

A famosa lista da Billboard



Se você entrasse em uma loja de discos, é isso que você veria



Com a morte do presidente Tancredo Neves, o Hino Nacional cantado por Fafá de Belém, fez muito sucesso nas paradas de sucesso.



Menudo foi uma febre daquela época entre as garotas, todo o lugar se via, eles estavam lá, estampados nas camisetas, toalhas de banho, bolsas, cadernos, canetas, posteres, etc.
De repente, as adolescentes começaram a notar Porto Rico no mapa mundi e desejar aprender espanhol. Logo surgiram bandas genéricas com a formula Menudo, como os portenhos Tremendo e os brazucas Ciclone, ambos tem faixa na trilha sonora da novela A Gata Comeu.
































Confira as músicas mais tocadas no rádio em 1985


  1. We Are The World - USA For Africa
  2. Dona - Roupa Nova
  3. Um Dia de Domingo - Gal Costa & Tim Maia
  4. Careless Whisper - Wham! featuring George Michael
  5. Louras Geladas - RPM
  6. Vitoriosa - Ivan Lins
  7. Like A Virgin - Madonna
  8. Exagerado - Cazuza
  9. Leva - Tim Maia
  10. Sintonia - Tunai
  11. Será - Legião Urbana
  12. I Want To Know What Love Is - Foreigner
  13. Nós Vamos Invadir Sua Praia - Ultraje a Rigor
  14. Escrito nas Estrelas - Tetê Espíndola
  15. Chuva de Prata - Gal Costa & Roupa Nova
  16. Verde - Leila Pinheiro
  17. Sem Pecado e Sem Juízo - Baby Consuelo
  18. Take On Me - A-ha
  19. Ainda é Cedo - Legião Urbana
  20. Love Is Love - Culture Club
  21. A Cruz e a Espada - RPM
  22. Televisão - Titãs
  23. Everybody Wants To Rule The World - Tears For Fears
  24. De Volta Pro Aconchego - Elba Ramalho
  25. Cherish - Kool & The Gang
  26. Olhar 43 - RPM
  27. Crazy For You - Madonna
  28. Me Liga - Os Paralamas do Sucesso
  29. Amante Profissional - Herva Doce
  30. Tudo Pode Mudar - Metrô
  31. Money For Nothing - Dire Straits
  32. Whisky A Go Go - Roupa Nova
  33. O Pobre - Léo Jaime
  34. Purple Rain - Prince & The Revolution
  35. Shy Moon - Caetano Velso & Ritchie
  36. Cheia de Charme - Guilherme Arantes
  37. Tédio - Biquini Cavadão
  38. Material Girl - Madonna
  39. Lately - Stevie Wonder
  40. Vaca Profana - Gal Costa
  41. Heaven - Bryan Adams
  42. Everytime You Go Away - Paul Young
  43. Chora Coração - Wando
  44. I Was Born To Love You - Freddie Mercury
  45. Isso Aqui Tá Bom Demais - Dominguinhos & Chico Buarque
  46. Still Loving You - Scorpions
  47. A Fórmula do Amor - Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
  48. Wake Me Up Before You Go-Go - Wham! 
  49. One More Night - Phil Collins
  50. Verde e Amarelo - Roberto Carlos
  51. Geração Coca-Cola - Legião Urbana
  52. Make No Mistake (He's Mine) - Barbra Streisand & Kim Carnes
  53. I Feel For You - Chaka Khan
  54. Forever By Your Side - Manhattans
  55. Coração Aprendiz - Fafá de Belém
  56. I Can Wait Forever - Air Supply
  57. I Miss You - Klymaxx
  58. Nada Por Mim - Marina
  59. I Shoud Have Known Better - Jim Diamond
  60. Don't Close Your Eyes Tonight - John Denver
  61. Serão Extra (Eu Fui Dar Mamãe) - Dr. Silvana & Cia.
  62. More Than I Can Bare - Matt Bianco
  63. Primeiros Erros (Chove) - Kiko Zambianchi
  64. Shout - Tears For Fears
  65. Smooth Operator - Sade
  66. Private Dancer - Tina Turner
  67. Hurt To Be In Love - Gino Vannelli
  68. Saving All My Life For You - Whitney Houston
  69. What About Me? - Kenny Rogers/Kim Carnes/James Ingram
  70. Mira Ira - Lula Barbosa, Grupo Tarancón & Placa Luminosa
  71. Ti Ti Ti - Metrô
  72. Clouds Across The Moon - Rah Band
  73. Coisas do Coração - Ritchie
  74. The Heat Is On - Glenn Frey
  75. Lobo - Absyntho
  76. Egotrip - Blitz
  77. Lover Why - Century
  78. Too Late For Goodbyes - Julian Lennon
  79. Mistérios da Meia-Noite - Zé Ramalho
  80. Never - Heart
  81. Invisible - Alison Moyet
  82. Steady - Jules Shear
  83. Verdades e Mentiras - Sá & Guarabyra
  84. A Outra - Simone
  85. Missing You - Diana Ross
  86. Choro - Fábio Jr
  87. Doce Magia - Fafá de Belém
  88. Edge Of A Dream - Joe Cocker
  89. Insensível - Titãs
  90. Eu Me Amo - Ultraje a Rigor
  91. Remember I Love You - Jim Diamond
  92. Give A Little Love For Love - Stylistics
  93. Forever Young - Alphaville
  94. Jogo do Amor - Fevers
  95. Sopra o Vento - Ritchie
  96. Corações Psicodélicos - Lobão & Os Ronaldos
  97. Tarzan Boy - Baltimora
  98. Mal Nenhum - Joanna
  99. Malandro Sou Eu - Beth Carvalho
  100. Não Diga Nada - Prêntice 




Fonte: UOL, Rock In Rio, Veja, Billboard
Imagens: U. Dettmar/Folhapress, UOL, Veja, TV Globo

Você irá gostar também

0 comentários