Músicas dos Jogos Olímpicos

sábado, agosto 13, 2016


Os Jogos Olímpicos que surgiram em 1896, é um evento esportivo mundial que surpreende não só pelos recordes e medalhas, mas também pela beleza das cerimônia de abertura e encerramento que acontecem.
Outra coisa marcante são as músicas que são executadas nas olimpíadas que ficam para sempre na memória. Aqui temos alguns temas de Olimpíadas até os anos 90.


Munique 1972


As Olimpíadas em Munique, na Alemanha é a primeira que lançou um LP oficial com temas folclóricos de cada país.
Infelizmente esses Jogos Olímpicos ficaram marcaram pelo terrível massacre da delegação israelenses por terroristas palestinos.
A canção Circle do cantor Harry Chapin, se torna a primeira canção das Olimpíadas, ela foi executada repetidamente por toda a Europa como uma espécie de hino da paz e uma homenagem às vítimas desse terrível acontecimento.





Montreal 1976


As Olimpiadas em 1976 foram em Montreal, no Canadá,  a trilha sonora oficial da cerimônias foram gravadas em um LP oficial.
A música tema desses jogos foi  Je T´aime na voz da cantora Estelle Ste Croix.








Moscou 1980




Os anos 80 começaram com as Olimpíadas em Moscou, capital da extinta União Soviética e do bloco comunista mundial.
Houve o boicote dos Estados Unidos por razões políticas, mas mesmo sendo um país com o regime fechado, os jogos também teve sua trilha sonora.
A música Olimpiada cantada por Tõnis Mägi foi o tema desses jogos, mas ficou só ficou conhecida mesmo nos países soviéticos.






Los Angeles 1984




Em 1984, os Jogos se realizaram em Los Angeles, nos Estados Unidos e desse vez quem boicotou os americanos, foram os países soviéticos.
A trilha sonora oficial das Olimpíadas, deixava de lado, canções folclóricas e músicas instrumentais executadas por filarmônicas, para aderir algo bem pop, a trilha tinha nomes como Quincy Jones, Toto, Foreigner, Giorgio Moroder e outros.
A música Olympia de Sergio Mendes foi o tema dos jogos e bastante executada pelas emissoras na TV ou um pequeno trecho em uma vinheta.





No encerramento dos Jogos, Lionel Ritchie cantou All Night Long, um dos seus grandes sucessos dos anos 80, apesar de não fazer parte da trilha sonora oficial.







Seul 1988





Em 1988, chegava a vez de mais uma vez, o oriente sediar as Olimpíadas, em Seul, capital da Coréia do Sul.
O álbum olímpico trazia faixas com nomes como Whitney Houston, Bee Gees, Eric Carmen, Taylor Dayne e outros.

Tivemos duas canções temas das olimpíadas, One Moment in Time cantada por Whitney Houston e Hand in Hand, da banda Koreana.








Barcelona 1992





Já nos anos 90, os Jogos foram realizados em Barcelona, na Espanha. Essas Olimpíadas foi marcada por um novo cenário mundial, a União Soviética era extinta no ano anterior e participou dos jogos como Comunidade dos Estados Independentes e Alemanha reunificada participava como uma única nação. Como não houve boicotes, os Jogos teve uma participação maciça de todos os países, algo que não acontecia desde Montreal.
A trilha sonora contava com as participações de Madonna, Freddie Mercury, Rod Stewart, José Carreras e Sarah Brightman, entre outros.
As canções destaques dessas Olimpíadas foram Barcelona, cantada por Freddie Mercury, gravada antes de sua morte, com a cantora lírica Montserrat Caballe. Outro hit foi Amigos para Siempre nas vozes de Jose Carreras e Sarah Brightman.







Atlanta 1996





As Olimpíadas de 1996 começaram com sabor de polêmica, se comemora o Centenário dos Jogos Olímpicos, quando houve a eleição para a cidade sede, todos acreditavam que deveria ser Atenas a sediar, já que foi lá que o evento começou. Mas foi eleita Atlanta, nos Estados Unidos, o resultado desagradou muita gente. 
A trilha sonora teve nomes como Gloria Estefan, Kenny G, Boys II Men, entre outros.

Das canções temas podemos destacar, Celine Dion cantando Power of the Dream, apesar da não fazer parte da trilha oficial, mas a canção principal, com certeza foi Reach na voz de Gloria Estefan.



Você irá gostar também

0 comentários