O Estilo New Wave dos Anos 80

domingo, outubro 23, 2016


Os anos 80 foi uma década alegre, cheia de música, formas e cores. 
O estilo oitentinha é chamado por muita gente de New Wave. O termo começou a ser usado no Reino Unido pelas bandas punks em 1976, mas ganhou uma conotação nova, quando as gravadoras americanas passaram a usar isso para definir o estilo das bandas do pop rock.


O DESIGN MEMPHIS

Grupo do design Memphis no sofá-ringue Tawaraya em 1981


Não daria para falar sobre o estilo dos anos 80, sem falar sobre o Design Memphis que nasceu no dia 16 de Dezembro de 1980 em Milão, na Itália, quando o renomado designer Ettore Sottsass e um grupo de designer se reúnem e resolvem inicar um movimento que criasse peças que iam do mobiliário até a uma simples caneta e tivessem uma aparência nova como a década que estava apenas iniciando, o nome foi escolhido por causa da canção Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again, de Bob Dylan, que tocava durante a reunião.

O Design Memphis agregava elementos do Art Decô, o estilo kitsch dos anos 50 com o futurismo dos anos 70, com objetos de cores vibrantes, geralmente contrastantes com o preto, as formas eram geralmente assimétricas e angulares. 

As primeiras peças foram produzidas para o Salão Internacional do Móvel de Milão em 1981, pois a cidade italiana é o epicentro da moda e decoração. Estilistas, decoradores e arquitetos aguardam ansiosamente para as novidades para a década de 80, afinal de contas, Milão é quem dita a moda e o estilo mundial.


As peças expostas foram um sucesso de crítica e público, os móveis e o estilo agradaram principalmente os jovens yuppies e as estrelas pop da música, logo os móveis foram parar em seus imóveis, e o Memphis se popularizou e inspirou a identidade visual e a linguagem gráfica dos anos 80.


Vamos conhecer algumas peças desse movimento:
Estante Carlton (Ettore Sottsass, 1981)

Mesinha lateral Flamingo (Micheli de Lucchi, 1981)

Poltrona Bel Air (Peter Shire, 1982)


Luminária Tahiti (Ettore Sottsass, 1981)


Cadeira First (Michele di Lucchi, 1983)














ILUSTRADORES FAMOSOS DOS ANOS 80



Syd Brak - é um ilustrador sul-africano que vive em Londres. Nos anos 80,é considerado um mestre da aerografia, seu trabalho é marcado pelas punk românticas, que apareciam nas camisetas, posters, capas de cadernos e agendas.



O poster Long Distance Kiss foi o mais vendido dos anos 80










Patrick Nagel - o ilustrador americano ficou conhecido pela sua ilustração para o álbum Rio, da banda Duran Duran. Antes disso, ele trabalhou para Architectural Digest, United Artists, Universal Studios e para a revista Playboy, onde criava ilustrações para editoriais com uma alta carga erótica.
Morreu aos 38 anos, em 4 de Fevereiro de 1984, vítima de um infarto cardíaco em seu apartamento, estava no auge da fama.














DESIGN GRÁFICO


O anos 80 marca o início da computação gráfica, então o estilo gráfico dessa década refletia isso, logo surgiram logos tridimensionais cromados, neon, tipografia estilizada sobre backgrounds que com certeza foi inspirados no Design Memphis. A MTV inaugurava a era do videoclipes em 1981 e a identidade visual da emissora mostrava essa ousadia.
















Aqui em terras brasileiras, quem trouxe o estilo inspirado no Design Memphis foi a designer Sylvia Trenker que na época, era esposa do designer Hans Donner
Seu trabalho pode ser visto nas aberturas das novelas Vereda Tropical e A Gata Comeu nos anos 80.









MODA


A moda New Wave era colorida e irreverente, no guarda roupa dos anos 80, não podia faltar um chemisê estampado ou liso, legging, calça cigarrete, moletons, blazer, jeans com cós alto, colete e um conjuntinho.
As grandes influências de moda vieram das estrelas pop da música, celebridades da TV e cinema. As mulheres yuppies lançaram a moda das ombreiras, havia a moda esportiva inspirada pelo modismo da aeróbica, que trazia malhas em cores fluorescentes e a faixinha da cabeça.
A maquiagem dos anos 80 era cintilante e bem forte, se realçava muito as maçãs do rosto com muito blush.
Os acessórios como brincos e pulseiras, eram de plástico colorido. Houve a febre dos relógios que trocam as pulseiras.
































Nos anos 80, se exigia muito volume, muita escova para fora, a ideia era ter um cabelo legal que poderia aparecer num clipe da MTV. Podia ser curto no melhor estilo punk ou longo, modelados com um bom gel de brilho molhado.









Nunca existiu um corte de cabelo mais bizarro nos anos 80 como o mullet, que aparava as laterais e deixava a parte de trás comprida, foi usado amplamente por astros do rock.




Você irá gostar também

1 comentários