Vitrolas & Toca-Discos

domingo, abril 23, 2017


Em áureos tempos pré-digital, o bom e velho LP tinha seu destaque. Havia os toca-discos, para o aficionados por coleções e som aprimorado, também as vitrolas, que eram as favoritas das crianças e jovens, por ser portátil e uma maneira de compartilhar seus discos com os amigos.
Os toca-discos mais cobiçados pelo público, eram os chamados de 3 em 1, pois tinha o toca-discos, rádio e o toca-fitas. Depois do aparelho da televisão, esse eletrônico ficava num lugar de destaque no ambiente doméstico.
Quando não existiam outras distrações como smartphones e internet, era prazeroso, passar em uma loja de discos e comprar aquele LP tão aguardado. Ouvir um LP era um verdadeiro ritual, pois a pessoa chegava em casa e separava aquele momento do seu tempo para curtir o seu som, colocar o disco no aparelho e apreciar todo o lado A, depois virar e ouvir o lado B. Tudo era feito manualmente, ainda podia se apreciar a arte da capa do LP, alguns vinham com encartes incríveis.
Para quem sofria de insônia nos anos 70 e 80, era um pesadelo, pois a maioria das emissoras de TV saiam do ar para manutenções, só restava a companhia de um livro ou de um disco.
A escolha do aparelho era importante, a maioria eram de madeira com um tampa de acrílico, que lhe conferiam um charme todo especial. Veja aqui alguns anúncios de toca-discos e vitrolas, do Brasil e do mundo.














































Você irá gostar também

0 comentários