Dalida, A Diva Trágica

domingo, junho 25, 2017


Muito antes de Madonna, Debbie Harry, Beyoncé, Katy Perry, existia Dalida, uma grande popstar dos anos 60 e 70.
Seu nome de registro é Iolanda Cristina Gigliotti, era filha de italianos, nasceu no Cairo em 17 de Janeiro de 1933.
Aos 21 anos, trabalhava como modelo, participou e ganhou o concurso de Miss Egito em 1954, à partir daí começou a atuar como atriz, trabalhando em vários filmes, o diretor francês Marc de Gastyne em passagem pelas terras egípcias, se encantou com ela e sugeriu que tentasse carreira na França.
Dalida saiu da casa de seus pais e foi tentar, sem sucesso a carreira no cinema francês, então resolveu participar de um show de calouros, onde seu talento chamou a atenção de produtores da Radio Europe 1 e Barclay. Ela então assinou um contrato e adotou o nome artístico de Dalida.
Seu primeiro sucesso foi Bambino em 1956. Dalida passou a fazer turnês por toda a Europa, onde conheceu e começou a namorar o cantor italiano Luigi Tenco.
No Festival de Sanremo de 1967, Dalida e Luigi cantariam, mas os jurados não gostaram do desempenho de Luigi e o desclassificaram, deixando o cantor indignado e o pior estaria por vir, ele se suicida no quarto do hotel, deixando um bilhete onde dizia que o motivo de sua morte era uma forma de protesto pelo festival, quem encontrou o corpo de Luigi, foi justamente Dalida, que a deixou muito abalada emocionalmente.
A cantora teria se hospedado no mesmo hotel onde esteve com Luigi, antes de sua viagem à Sanremo, ela havia tentado o suicídio tomando vários medicamentos, porém a faxineira notou que a luz do quarto estava acesa há muito tempo e contou ao gerente, então encontraram a cantora em estado de coma na cama. Ela foi imediatamente levada para cuidados médicos.
Dalida então retorna aos palcos, para a alegria de seus fãs.
Em 1973, ela começa a ter um romance com o cantor Richard Chamfray, o começo da relação foi ótima, mas com o passar do tempo, por causa do temperamento agressivo dele, começaram a brigar frequentemente, eles terminavam e voltavam.
Richard começou a se revelar com problemas mentais, dizendo que era alquimista e podia transformar metal comum em ouro. Dalida rompe o relacionamento com ele em 1981. Em Julho de 1983, Richard e sua namorada se suicidam.
Em 1985, Dalida começa a namorar o médico François Naudy, mas o relacionamento não deu certo, a cantora sofria com a frieza e distância de seu namorado, dois anos depois, ela põe um ponto final no seu romance.
No dia de 3 de Maio de 1987, aos 54 anos, a cantora se suicida, tomando uma alta dosagem de barbitúricos.
Dalida foi uma cantora que arrebatou multidões com suas voz grave e poderosa, ela era uma camaleoa, foi morena, loira e ruiva, se adaptava como uma luva as mudanças dos estilos musicais na passagem das décadas.
Quem a via, sempre sorridente, não poderia imaginar como a dor da tristeza machucava seu interior.

Vamos ver alguns sucessos de Dalida:






Para quem quer saber mais sobre a vida da cantora, será lançado esse ano, um filme biográfico, confira o trailer:





























Você irá gostar também

0 comentários