O Estilo Googie

sábado, agosto 06, 2016


O estilo Googie teve origem no início dos anos 50, o termo veio de uma cafeteria com arquitetura moderna desenvolvida pelo arquiteto John Lautner, que tinha esse nome.
Se os anos 50 tem uma "cara" e um estilo, com certeza é o Googie, que começou na arquitetura, mas mais tarde acabou influenciando o design e a música, combinava com a filosofia positiva e com uma visão futurista do "American Way of Life", tão presente nos Estados Unidos que se reerguia pós-Segunda Guerra Mundial.

O estilo Googie é marcado pela forte inspiração na indústria automobilística, a energia nuclear e na corrida espacial, que estavam em ascensão na década de 50, tanto os edifícios como móveis, eletrodomésticos, letreiros, possuíam linhas aerodinâmicas, naves espaciais, foguetes, satélites, formas angulares, átomos, amebas, bumerangues, estrelas e explosão solar, todo esses elementos estavam presentes em cafeterias, drive-in, lanchonetes, postos de gasolina, shoppings centers e nas casas das pessoas mais moderninhas e descoladas dos anos dourados.
Um grande legado do estilo Googie são os famosos pés palitos, que puderam ser vistos nas mobílias dos anos 50. Outro elemento presente nas casas dessa década é o relógio de parede em forma de sol.

O desenho animado Os Jetsons, com certeza é um ótimo exemplo desse estilo, a gente via, mas não sabia a definição do que seria aquilo.

O cromado em detalhes, também é um legado dessa era, que ficou conhecida também como Populuxe, Atomic Age, Space Age e Doo Woop
Las Vegas é praticamente uma cidade que nasceu em cima desse estilo. Brasília, a capital do nosso país é também um grande exemplo do Googie. 
Quem curtia esse estilo moderno, geralmente eram pessoas abastadas, cosmopolitanas, frequentadoras do jet set e que curtiam coquetéis.
O Googie foi um estilo predominante nas décadas de 50 e 60, já década de 70 se transformou em algo cafona e saiu de moda.
Veja abaixo, mais exemplos do Googie.

Googie, a cafeteria que deu nome ao estilo




































































Você irá gostar também

0 comentários