50 Anos da Som Livre

sexta-feira, novembro 01, 2019


 Selo brasileiro pertencente ao conglomerado de comunicações Grupo Globo De Comunicações, a Som Livre foi criada em 1969, mas só começou a fabricar seus próprios produtos em 1971. Muitas das trilhas sonoras da Rede Globo estavam disponíveis nos produtos Som Livre, também compilações de rádios do conglomerado Globo como Mundial AM e Excelsior AM e diferentes tipos de compilações. Também lança álbuns de artistas de samba, pop, rock, forró, MPB, gospel e sertanejo.
Vamos ver algumas curiosidades sobre a gravadora, segundo o site Discogs, o maior banco de dados sobre a indústria fonográfica mundial.

A primeira gravação da Som Livre foi o disco compacto da cantora Diana Camargo em 1971, tinha apenas 2 duas músicas.


Também de 1971, foi lançado o compacto Um Novo Tempo, é a primeira gravação feita com pertinência para televisão ( a Rede Globo, no caso), virou uma tradição da emissora, quem não associa o refrão "Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou" ao final de ano da Globo.



A primeira trilha sonora da novela lançada pela Som Livre, foi da novela O Cafona (1971), foram lançadas duas versões dessa trilha, um mono e outra estéreo, sendo essa sinalizada no canto da capa do disco como "estereofônico" 


Elton John foi o primeiro artista internacional a ter gravação feita pela Som Livre, na realidade, era um promo disco, ou seja um compacto que foi distribuído exclusivamente para rádios AM e FM da época.


O LP A Medida do Sucesso foi a primeira coletânea de músicas nacionais lançada pela Som Livre em 71.


The Billbox Séries - The First foi o primeiro LP de coletânea de músicas internacionais lançado pela Som Livre em Junho de 1972.


Sucessos de Novelas foi o primeiro compacto de coletânea com os temas das novelas da emissora, lançado em 1974.



O primeiro LP de Carnaval da Rede Globo foi o de 1976, mas não trazia os sambas enredos das escolas de samba que eram exibidos pela emissora.



Discoteca Hippopotamus lançado em 1975, foi o primeiro LP da chamada "Proto-Disco", ou seja, músicas dançantes de discoteca lançadas antes da Era Disco, que foram estourar só dois anos depois.


Rock Horror Show foi a primeira trilha sonora de um espetáculo teatral que foi lançada pela Som Livre em 1975, as músicas do famoso musical da Broadway eram em versões em português.


Em 1978, a Som Livre lançou uma coletânea de sucessos da época e a cada ano foi lançando um álbum até 1984.




Em 1978 a Som Livre mudou sua logo e os selos dos discos, esses dois LPs tem história dentro da gravadora, pois o álbum com a trilha sonora internacional da novela O Astro foi o último a ter o rótulo com o espiral verde e a logo antiga, o primeiro álbum com a logo nova e o famoso rótulo com o S azul degradê sobre o fundo branco, foi do LP Papagaio Disco Club.


O Cangaceiro Trapalhão foi a primeira trilha sonora de filme lançada pela Som Livre em 1983.



Em 1984, o grupo teen porto-riquenho Menudo faz um estrondoso sucesso no Brasil, a Som Livre lança o álbum que vendeu como água naquele ano.



1985 foi o ano do Rock In Rio, o festival de todas as tribos na capital carioca, a Som Livre lança os álbuns com sucessos nacionais e internacionais.



Em 1984, discoteca caiu de moda, a onda nova era dançar nas danceterias, a Som Livre entrou nessa onda e lançou esse álbum "transado" como se dizia na época.


Até os azuizinhos Smurfs tiveram um álbum lançado aqui no Brasil em 1985, com canções em português para a garotada.


Em 1985, a Som Livre lançou a curiosa coletânea In The Rain com músicas da época e de décadas anteriores, cujo as letras falavam de chuva




O LP Xou da Xuxa lançado em 1986, é considerado pela gravadora como o mais bem sucedido da história da Som Livre, até hoje, ganhou Diamante Duplo, foram 2.600.000 cópias vendidas. A arte do álbum utilizou as fotos de Xuxa, quando ela era modelo da Ford Models, a capa causou polêmica, pois a apresentadora aparecia com os seios à mostra, apenas com uma blusa transparente.


Em 1988, surge a lambada e rapidamente faz sucesso por seu ritmo sensual e da forte apelo popular, Lambateria Tropical foi o primeiro álbum de lambada lançado pelo Som Livre e era uma espécie de trilha complementar da novela Bebê À Bordo.


Os Grandes Sucessos de Agepê foi o primeiro álbum lançado em CD pela Som Livre.


O último LP lançado pela Som Livre foi a trilha sonora da novela A Indomada em 1997.


Em 2017, a supersérie Os Dias Eram Assim, ganhou uma versão em vinil, marcando um revival das trilhas sonoras em LP.

A Som Livre teve vários subselos, dentre eles se destacam:
Opus / Columbia foi uma gravadora brasileira criada pela parceria entre a CBS Brasil e a Som Livre, do final de 1981 a meados de 1986.
Agora extinta (os fonogramas pertencem à Som Livre).

Barry White foi o primeiro LP lançado pelo subselo Opus/Columbia em 1981.


A trilha nacional da novela O Homem Proibido foi a primeira lançada pela Opus/Columbia em 1982.



Quem foi criança nos anos 80, jamais esquecerá do programa infantil Balão Mágico, em 1984, a música de abertura foi lançada em um compacto com duas musicas.



Em 1984, dançar break estava em alta, a Opus Columbia lançou esse álbum aproveitando a onda contagiante.


O Rock Nacional estava em alta, o LP Verão 84 fez muito sucesso com hits chiclete como Ursinho Blau Blau, Vamos A La Playa, Mamma Maria, Sou Free e outras.



Declare Guerra da banda Barão Vermelho foi o último álbum da Opus/Columbia, lançado em 1986.



A Sigla, gravadora brasileira , de propriedade da SIGLA - Sistema Globo De Gravações Audiovisuais Ltda. , usado exclusivamente para editar registros do Som Livre / Soma - ou artistas relacionados - fora do Brasil (Portugal, França, Itália, Espanha).

Brasil 74, de Os Novos Baianos foi o primeiro álbum da Sigla, a ser comercializado na França em 1973.


Roque Santeiro foi a primeira trilha sonora da Sigla, comercializada em Portugal em 1988.

Soma foi um subselo da Som Livre, que esteve ativo entre 1974 a 1992.


Os Maiores Sucessos de Betinho lançado em 1974, foi o primeiro com o subselo Soma. 



Carnaval 78 lançado pela Soma



Trilha sonora do seriado Carga Pesada lançada pela Soma em 1979



Lançado em 1981, o LP do programa de agronegócios, Globo Rural


De alto apelo popular, era o álbum do programa Cassino do Chacrinha, lançado em 1982.

RBS Discos é um subselo da Som Livre, de Porto Alegre, os álbuns lançados eram na maioria dedicados as músicas gaúchas.


O programa Galpão Criolo criado em 1982 e exibido pela RBS, teve seus vários álbuns lançados pelo subselo RBS Discos.

 A Globo Discos foi uma gravadora que lançou as coletâneas do conglomerado Globo de trilhas sonoras de hits e novelas, em vez do Som Livre. Esse subselo durou entre Agosto a Dezembro de 1987.

Karaokê da Xuxa foi o primeiro álbum lançado pelo subselo da Globo Discos.



A trilha sonora internacional da novela Brega & Chique e da minissérie O Pagador de Promessas foram as únicas lançadas pela Globo Discos.

Até a Turma da Mônica virou um álbum com os temas dos personagens pela Globo Discos.


Globo Records é uma etiqueta usada pelo conglomerado Globo para divulgar seus discos fora do Brasil, principalmente na Itália.



Depois disso, a Som Livre tem vários subselos em parceria com outras gravadoras, o que permite que fonogramas sejam cedidos gentilmente e assim enriquecer o acervo da gravadora, temos outros subselos como Globo Barclay, Globo Continental, Globo Disney, Globo EMI, Globo Geffen, Globo Mercury, Globo Polydor, Globo Sony BMG Music Entertainment, Globo Universal, Globo Universal Music, Globo Warner, Globo/BMG, Globo/Odeon, Globo/RCA, Som Livre, Zomba Records Brasil Ltda.

Você irá gostar também

1 comentários

  1. O selo Opus/Columbia, nas trilhas de novelas, foi usado apenas nas das 18h. As trilhas das novelas das 19h e das 20h (da mesma época) ainda continuaram saindo com o selo da Son Livre.

    ResponderExcluir