A Alta Costura de Jacques Fath
sábado, fevereiro 08, 2025
Nascido em 1912 em Maisons-Laffitte, o estilista francês Jacques Fath apresentou sua primeira coleção em 1937, trabalhando em um salão de dois quartos na Rue de la Boetie. O estúdio foi posteriormente transferido para um segundo local na Rue Francois Premier em 1940, antes de se estabelecer em um terceiro local na 39 Avenue Pierre-ler-de-Serbie em 1944. Entre seus modelos estava Lucie Daouphars, também conhecida como Lucky, um ex-soldador que acabou se tornando o principal modelo da Christian Dior.
Designer autodidata que aprendeu seu ofício estudando exposições em museus e livros sobre moda Fath contratou vários jovens designers como assistentes e aprendizes alguns dos quais mais tarde formaram suas próprias casas incluindo Hubert de Givenchy, Guy Laroche e Valentino Garavani.
Designer popular e ocasionalmente inovador conhecido por vestir “, a jovem e chique Parisienne”, Fath utilizou materiais como sacos de cânhamo e lantejoulas feitas de cascas de nozes e amêndoas. Sua coleção de 1950 chamava-se Lily, e suas saias tinham o formato de flores. Para roupas de noite, ele defendia vestidos de veludo. Durante a Segunda Guerra Mundial, Fath era conhecido por saias largas e esvoaçantes“que, O New York Times explicado, “ele concebeu para o benefício das mulheres forçadas a andar de bicicleta durante o racionamento de gasolina”. Seus clientes incluíam Ava Gardner, Greta Garbo e Rita Hayworth, que usava um vestido Fath para seu casamento com o príncipe Aly Khan.
Fath morreu de leucemia em 1954, aos 42 anos. Ele foi tema de um documentário de 1994 de Pascal Franck chamado Les Folies de Fath. Aqui abaixo está sua impressionante coleção de moda no início da década de 1950.
0 comentários