O Videocassete Betamax

quinta-feira, janeiro 07, 2016


O videocassete Betamax foi criado pela Sony em 1975, pela primeira vez, as pessoas poderiam gravar seus programas de TV preferido. A tecnologia chegou ao ocidente nos anos 80, mas logo foi ofuscada pelo lançamento do VHS, desenvolvido pela JVC.
As fitas Betamax tinham uma qualidade de imagem muito melhor que a concorrente, mas perdeu pontos, porque o VHS permitia gravação de 2 horas, a indústria pornô chegava as locadoras e as fitas era mais baratas. 
A Sony relutou e quando decidiu fabricar fitas Betamax de 2 horas, já era tarde demais. Em 1988, a marca reconheceu a derrota e lançou o seu videocassete VHS.
O Betamax causou um dor de cabeça enorme para quem se empolgou com o lançamento dessa tecnologia, me lembro que era algo caríssimo, um amigo de meu pai que tinha uma vida abastada havia comprado para gravar os jogos da Copa 82, na Espanha, mas logo se viu com um produto que ficou obsoleto, pois com a ascensão do VHS, era mais difícil achar as fitas para comprar e as locadoras eram 100% fitas VHS para locar.
Em 2002, a Sony encerrou a fabricação do Betamax e as fitas serão produzidas até Março de 2016.  

Comparação de tamanho entre uma fita Betamax e VHS







Alguns títulos de filmes em Betamax












Você irá gostar também

0 comentários